Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desafio de Escrita

Tema #7 3ª Face

29
Out19

pink-hair-1450045_960_720.jpg

Terminar uma relação ou atravessar o fim do mundo é mais ou menos o mesmo. Não há vida para além disso.

E eu, depois de me separar do Rui, entreguei-me à eternidade da escuridão.

Do quarto.

 

Os meus avós, em desespero, tomaram uma decisão.

Fizeram-me a mala à pressa, enfiaram-me no carro e só pararam no destino: Alentejo!

Despejaram-me na casa dos meus padrinhos, numa pequena vila, já o sol estava posto e apenas se ouviam  grilos e  cigarras.

Nos dias seguintes, fiz longas caminhadas e na imensidão da planície, esvaziei-me. Uma manhã, qual girassol, virei-me para o Sol e reencontrei a luz da vida.

É a magia do Alentejo. Só entende quem lá vive.

 

Os meus padrinhos têm um comércio: uma regataria onde se vende de tudo. De um lado é café, gerido pelo padrinho. Passa-se a arcada de tijolo-burro e já estamos no mini-mercado da minha madrinha.

Fiz questão de ajudar e, um dia, ao arrumar as prateleiras, percebi que o prazo de validade do doce de abóbora com amêndoas, feito artesanalmente lá em casa, estava a expirar.

- Ai filha, temos de o vender! Coloca-o ao pé da caixa e impinge-o aos clientes.

 

A primeira cliente a entrar foi a Constança. Uma menina tola, filha do maior latifundiário da zona.

- Quero uma máscara capilar adaptada ao meu cabelo, por favor.

- Destas cheias de químicos e derivados de petróleo? Sabe, em Lisboa, já caíu em desuso: usamos produtos naturais, muito mais ricos em propriedades benéficas para a saúde.  

O doce de abóbora com amêndoa, por exemplo, é o melhor: associa a hidratação potenciada pelas vitaminas E, B, A, o ácido fólico e a arginina das amêndoas à  elevada concentração enzimática da abóbora. Os carotenóides e antioxidantes fazem milagres ao cabelo seco e quebradiço e há estudos que apontam que o uso de abóbora previne a calvície. Basta fazer uma máscara meia hora antes de lavar o cabelo.

Graças aos meus conhecimentos de saboaria, fui convincente.

- Careca não deverá ficar - pensei.

 

São onze da noite e ainda estou no alpendre.

Há duas horas que descasco abóboras para a madrinha fazer doce.

A Constança não só adorou como rapidamente se espalhou, pela vila e arredores, o milagre do doce de abóbora e amêndoa no cabelo.

Escoámos o stock.

Fizemos mais e esgotou.

Talvez hoje consiga surripiar um frasquinho para experimentar no meu cabelo…

 

(continua)

 

Tema da semana: A Constança precisa duma mascara capilar mas o teu patrão só quer que vendas compotas de abobora com amêndoa. Convence-a a escolher a compota para usar

3ª Face escreve aqui

Acompanha todos os posts deste desafio aqui

Segue-nos na nossa página do facebook