Tema 2 - Mariana
O avô Francisco é casmurro. Sempre foi, mas a idade só o deixou pior. Adora reclamar sobre tudo, mas o seu tema favorito é a juventude. Segundo ele nós não fazemos nada pela vida e passamos o tempo todo atrás dos ecrãs - uns mimadinhos.
Ontem estive com ele e contei-lhe a novidade: comprei casa. Depois de meses a limpar a merda dos outros, consegui juntar dinheiro suficiente para comprar a minha própria goma. Ele ficou eufórico, nem quis acreditar. Eu também só acreditei quando estava a escolher o tipo de piso que queria para a minha cozinha amarela.
Expliquei ao avô Francisco que os antigos donos da casa eram uns porcos e que fui eu sozinha a resolver tudo na casa, desde a substituição das tomadas à pintura das paredes e, claro, passando pela decoração. O velho ficou chocado. Contei-lhe também que gastei uma boa quantia num fogão xpto, mas que, afinal, já havia um. Os antigos donos deixaram-me um fogão ainda melhor do que aquele que eu tinha comprado, provavelmente como um pedido de desculpa pelos sacos com lixo que deixaram espalhados.
Nos olhos do avô Francisco vi algo que nunca tinha visto: orgulho. No entanto, esse orgulho foi substituído por desconfiança quando afirmei que ia ficar com os dois fogões. "Mas para que queres dois? E aliás, desde quando é que tu cozinhas?", perguntou, já de braços cruzados e uma sobrancelha levantada. Eu, como boa jovem que sou, vivo de Uber Eats, logicamente. Mas não posso querer dois fogões em casa para umas fotos fixes no instagram?
Lá me pediu para ver a casa, por isso abri o House Flipper e mostrei-lhe. Apanhei.
Mariana escreve aqui.