Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desafio de Escrita

Tema #2.4 - Ana Catarina

24
Fev20

O Google tem muitas facetas, se fosse uma pessoa seria alguém com privação de sono com a quantidade de profissões que lhe são impostas. Ele é médico, é psicólogo, é chef de cozinha, é matemático, é mecânico, é informático, é advogado, é dona de casa, é designer, é fotografo, é escritor…. É claro que nem todos os resultados apresentados por ele nessas áreas são irrevogáveis, aliás é tudo um bocadinho questionável. Mas quem nunca se enganou? No fundo acaba sempre por ser uma grande ajuda, quanto muito desperta-nos a estarmos alertas para alguma situação, e então consultar alguém mais experiente. No entanto para mim a pior profissão do Google, e aquela em que apresenta piores resultados, é, sem dúvida, a de Tradutor!

Não é como as legendas de um filme, que tem expressões mal traduzidas e que nos aborrece, não! O Google tem o poder de trocar pronomes com determinantes, e traduzir palavras para coisas sem nexo nenhum.

E o pior é que muita gente continua a recorrer ao uso deste senhor para a tradução de texto e mensagens ou para eventualmente traduzirem frases para colocarem na descrição de fotografias que publicam nas redes sociais! SOCORRO!

O melhor é caso não percebam inglês, não traduzirem no Google. Peçam ajuda a alguém ou, simplesmente. escrevam em português.
Do ponto de vista de uma bilingue que sempre preferiu o inglês à língua portuguesa, tenho hoje a declarar, que a nossa língua é linda! A língua portuguesa consegue ser melódica. Com poucas palavras nossas constroem-se poemas e canções e que fazem sentido!!

Não precisamos de fingir que sabemos falar inglês ou outra língua qualquer com o Google tradutor, vai correr mal, na pior das hipóteses ainda insultamos alguém….

Usar o tradutor sem o mínimo conhecimento de uma língua, é como querer tocar piano só com uma mão e com etiquetas nas teclas, sem o mínimo conhecimento musical…. É muito limitado.

O meu conselho é, caso queiram traduzir textos para trabalho ou frases para redes sociais, então, façam um uso responsável do tradutor. É que, por norma, o Google está errado.

Tema da semana: O Google está errado

Ana Catarina escreve aqui

Acompanha todos os posts deste desafio aqui

Segue-nos na nossa página do facebook