Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desafio de Escrita

Tema #15 Joana Rita Sousa

23
Dez19

com um vestido preto, a Carlota Natal não se compromete

 

Rudolfo é uma rena exigente e que pratica o brio no seu trabalho, do primeiro ao último pormenor. é o coordenador das renas que, ano após ano, se dedicam à tarefa de passear pelo mundo, entregando as prendas e permitindo a crianças e adultos que vivam a magia do Natal. 

perante a reforma do Pai Natal, Rudolfo tomou a iniciativa de colocar um anúncio no jornal e em dois sites de emprego, para conseguir candidatos. os requisitos eram os seguintes:

- ter barba e alguma barriga;

- gostar de se vestir de vermelho;

- ser capaz de dizer HO HO HO várias vezes ao dia;

- saber acenar e dizer adeus às 'ssoas humanas (e às outras também).

Rudolfo recebeu 12 candidaturas e entrevistou apenas uma pessoa. porquê? bom, os outros onze candidatos falharam redondamente na parte do HO HO HO, no momento do contacto telefónico. parece simples, mas Rudolfo tem mesmo um ouvido muito afinado e buscava o HO HO HO perfeito. e nada menos do que isso.

a Carlota, de 44 anos apresentou-se nos escritórios à hora marcada. vestia-se de preto, não aparentava ter barba (terá usado photoshop na fotografia que seguiu em anexo ao CV?), barriga - nem vê-la. Rudolfo olhou desconfiado para Carlota que parecia não corresponder à imagem que Rudolfo tinha criado na sua cabeça ao ouvir o HO HO HO perfeito, ao telefone.  pediu a Carlota que se sentasse, ofereceu-lhe um café. Rudolfo estava incomodado: será que Carlota seria capaz de desempenhar  a tarefa? mas e a barba? e barriga?

- cara Carlota, como sabe, gostei imenso de ouvir o seu HO HO HO. foi dos HO HO HO mais perfeitos que já ouvi. mas sabe...

- sei, Rudolfo. sou mulher, visto-me de preto e barba e barriga não são o meu forte. mas ando há anos a treinar o HO HO HO perfeito pois sempre quis ter este lugar. viajar pelo mundo é um sonho antigo e se for num trenó com renas... uma experiência única - retorquiu Carlota, sem dar muito tempo a Rudolfo para falar. 

- Carlota, sabe que... - disse Rudolfo que foi imediatamente interrompido.

- ...sei, sim. sei que o mundo já precisa de um Pai Natal que seja uma mãe e que abandone a cor herdade daquela marca de refrigerantes cujo nome não podemos pronunciar por não patrocinar este momento. o mundo precisa de uma Mãe Natal que se vista de negro, pois é uma cor que fica bem com tudo e não compromete ninguém. HO HO HO. - disse Carlota, enquanto se dirigia para os mapas de entregas e de pedidos que estavam na parede do escritório.

- quando começo? - perguntou Carlota. 

Rudolfo nem teve tempo de respirar. "já", disse a rena mais famosa do mundo. HO HO HO.

 

 

Tema da semana: O Pai Natal decidiu reformar-se e as entrevistas começam esta semana. Descreve uma dessas entrevistas na perspectiva do recrutador de recursos humanos: A Rena Rudolfo.

Joana Rita Sousa escreve aqui

Acompanha todos os posts deste desafio aqui

Segue-nos na nossa página do facebook